Quem tem estresse pós-traumático revive com realismo emoções ligadas à situação que desencadeou o transtorno. Ouça no podcast como lidar.
Neste podcast esclarecemos que, apesar do nome, o transtorno do estresse pós-traumático pode ser muito mais incapacitante que um estresse rotineiro.
Em geral, os eventos que disparam o transtorno são situações como guerras, acidentes, sequestros e assaltos, mas até acontecimentos menos extremos, porém recorrentes, como abusos em um relacionamento, podem desencadear o problema.
Passar por um período de luto, introspecção ou angústia após um evento traumático faz parte da assimilação de experiências ruins. Seria até estranho passar por um acontecimento grave e seguir como se nada tivesse acontecido. Mas quando esse período se estende e começa a incorporar revivências muito realistas do evento traumático, provavelmente estamos diante de um transtorno que merece ser investigado.
Conversamos sobre o estresse pós-traumático e como tratá-lo com o psiquiatra Arthur Guerra, professor titular da Faculdade de Medicina do ABC, professor associado do Departamento de psiquiatria da USP e coordenador do NAD (Núcleo de Álcool e Drogas) do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo. Ouça no podcast como lidar com o transtorno.