Thumb do episódio 55 do podcast Entrementes, sobre luta antimanicomial

O que a luta antimanicomial busca hoje em dia | Podcast #55

Com o fim dos manicômios, como se posiciona a luta antimanicomial nos dias de hoje? Ouça no podcast.

 

Hospitais psiquiátricos ativos principalmente nos séculos 18, 19 e 20 criaram uma imagem aterrorizante do que se devia dispensar aos pacientes de transtornos mentais. Celas, correntes, nudez, espancamentos, choques, cirurgias desnecessárias e ineficazes, vida em meio a dejetos e comida azeda era o que restava não só a pacientes, mas a um enorme grupo de “desajustados”. Aí entravam indivíduos que nossa sociedade hipócrita, moralista e preconceituosa queria tirar da vista, de homossexuais a mulheres que engravidavam sem se casar.

Hoje, temos muito menos hospitais daquele tipo, mas como a sociedade continua hipócrita, moralista e preconceituosa, a luta continua. Atualmente, os militantes contra manicômios se dedicam a enfrentar o que seria uma espécie de isolamento camuflado. Não relegamos mais tantos ao abandono institucionalizado, mas que vida resta a pacientes de transtorno mental se eles não conseguem emprego, são temidas e discriminadas pelas pessoas de sua comunidade?

No episódio 55, conversamos com Mara Isa Coracini, psicóloga e trabalhadora da saúde mental que atua na luta antimanicomial, celebrada em 18 de maio.

Veja mais